54 3213.2995

Área Restrita do Cliente

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Saneamento

Conjunto de procedimentos executados em determinada região que visa dar o mínimo de qualidade de vida para a população, esses procedimentos são: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública das vias e coleta e tratamento de resíduos secos e orgânicos (lixo). Os procedimentos citados objetivam o controle e prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, melhoria na produtividade do cidadão e a facilitação das atividades econômicas.

Para que serve?
O Saneamento promove a saúde pública preventiva, reduz a necessidade de procurar aos hospitais e postos de saúde, porque elimina a chance de contágio por diversas doenças, onde há saneamento os índices de mortalidade são menores. O fornecimento ou não de saneamento básico está intimamente relacionado à qualidade de vida dos habitantes de uma comunidade e, portanto à sua longevidade.

Quem é mais afetado?
Da população diretamente afetada, as crianças são as que mais sofrem. 15 crianças de 0 a 4 anos de idade morrem por dia Brasil em decorrência da falta de saneamento básico, principalmente de esgoto sanitário. Estudos comprovam que para, aproximadamente, cada 1 real investido em saneamento básico têm-se um economia de 4 reais com assistência médica. Com o acesso a água potável e condições mínimas de higiene, inúmeras doenças podem ser evitadas, dispensando o tratamento e todos os custos advindos dele.

Como ele está atualmente?
Há déficits gigantescos de moradia, de abastecimento de água tratada, de coleta de esgoto e de lixo, de transporte público, em prejuízo especialmente das populações de menor renda, 85% dos domicílios urbanos não têm acesso ao sistema de abastecimento de água potável, quase 50% dos domicílios urbanos não estão ligados às redes coletoras de esgotamentos sanitários, 11 bilhões de litros de esgoto bruto são jogados diariamente nos rios, córregos, praias e lagos urbanos. O déficit habitacional é estimado em pelo menos 6,6 milhões de moradias.

Programa Saneamento para Todos!
Visa financiar empreendimentos ao setor público e ao setor privado. Os recursos do programa são oriundos de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS;

Características de Caxias do Sul:
Área Territorial do Município: 1.644 km²;
Área urbana: 156 km²;
92% da população em área urbana;
8% da população em área rural
População 435 mil 482 habitantes (IBGE/2010)

Sistema de Esgoto em Caxias do Sul:
Em 2004 somente 4% da população de Caxias do Sul era atendida com tratamento de esgoto sanitário, em dezembro de 2008, 15% da população já estava atendida com este serviço. 81% da população é atendido somente com coleta e afastamento do esgoto e, 7% dos esgotos produzidos na cidade são lançados diretamente nos corpos d’água ou infiltrados no solo.